Saturday, January 16, 2010

O que as mulheres querem?

A pedidos da Delta (e da Amélia - tão fofa!!)... segue o post do tricot do little secrets...
*****


Paz.
Três letras que resumem bem o que se passa. E nem estou falando da paz mundial.. é mais paz de espírito… interior. Eu comigo mesma felizes e saltitantes por aí.
Estava vendo uma pesquisa que a Axe fez por esses tempos.. para tentar entender as mulheres.. traçaram mil perfis e cruzaram com isso e aquilo.. bem legal.. mas vamos além amigo.. bem além.
Explico.
Saindo do trabalho, no fretado-nosso-de-cada-dia, depois de um dia cão, amigas conversando e cada qual com o seu jeito diferente chegaram a uma frase comum: cansei dessa de mulher moderna. Quero fazer tricot!! (risos depois dessa..óbvio)
Não preciso nem falar que por pelo menos alguns minutos os homens do banco de trás silenciaram com um certo pânico. Porque, oi? Depois de mil anos lutando pela igualdade etc e tal.. agora elas querem fazer tricot?!
Não amigo.. não é bem assim…
É que essa história de mulher moderna enche o saco.. Você precisa ser plena e incrível em absolutamente tudo o que faz.. suas escolhas não serão cobradas só por você mas por outros trocentos de plantão que têm uma prancheta para checar seu desempenho.

**Cabe aqui um parênteses pra dizer que não sou uma feminista nem nada a assim.. defendo sim a igualdade de tratamento em uma série de coisas como também respeito a diferença em outras tantas. Defendo também os homens.. e acho que eles tem pastado umas poucas e boas e não tão merecidas. Mas isso é outro assunto.. pra outro post..outro dia.**

Voltando…
A cobrança pior e o que mais irrita na verdade é a auto-cobrança.. que surgiu pela cobrança externa. Somos sim plenamente capazes.. Sento, rebolo e ainda bato um bolo. A reclamação não é no excesso de funções.. é no como se espera que sejam feitas.
Você deve ter uma excelente carreira acadêmica, um emprego – e ser destaque no emprego. Têm ainda que ter um homem pra chamar de seu, independência financeira e um canto. Ser ótima de cama, mesa ebanho limpeza. E ainda andar com um sorriso estampado, cabelo arrumado, unhas feitas e salto alto.
Essa é a cobrança externa. E de tanto ser bombardeada por isso.. que assim é a mulher moderna.. que ela é linda, plena, exigente, batalhadora.. transferimos isso para “objetivos de vida”.
Quem disse que você têm que estar casada com 20 e poucos anos e com filhos aos 30? Quem disse que você PRECISA casar e ter filhos? Não pode viajar o mundo? pegar geral? ser solterira convicta? Quem disse que têm que ser a top top em uma mega-empresa? excutiva de sucesso? O que impede de ser uma hippie que vende trampinhos na praia?
Isso são padrões que acabamos colocando pra nós mesmas..
Na mesa de bar – que observe: meu avô acha o máximo a mulherada indo sozinha no bar. Mas no fundinho rola um “que absurdo beber assim..” - papo vai, papo vem.. surgiu a dúvida se nunca seremos realizadas. Porque têm sempre alguma coisa.. estamos numa busca eterna por algo que não chega. Nos formamos, trabalhamos, temos nossa casa, um namorado… mas.. e daí?! Cadê a realizaçào? Cadê a reportagem da Cláudia com a indicação para “mulher do ano”?! Palmas? Troféus? Coroa de louros?
Nada disso..


A real é que ao invés de nos contentarmos e comemorarmos pequenas realizações… pequenas coisinhas que conseguimos.. um sorriso, um abraço, um reconhecimento. Acabamos nos achando muito mais inferiores que somos de verdade. Guardamos tão-somente as críticas.. o cara que não ligou mais.. o chefe que disse que você é “mais um”.. a não-tão amiga que só vê defeitos em você.
E aí ficamos nessa busca eterna pela felicidade.. pela capa da Forbes ou da Vogue.. esperando ser a diva moderna. Não vai acontecer. Ou..até vai.. vai saber… mas isso é conseqüência.. Temos que tirar o pé do freio… e reinventar essa mulher-moderna.
Mais tempo pra fazer planos de verdade.. pra se dedicar a algo besta que nos faz felizes.
Tricot..por exemplo.

2 comments:

Gi said...

Hummm... DEMAIS!!! =)

Delta said...

DEMAIS né! Por isso o protesto!